Sociedade Científicas: Para que servem?



Neste post vamos falar sobre sociedades acadêmicas! O que são? Para que servem?


Sociedades acadêmicas são formadas por grupos de pesquisadores já empregados ou bolsistas (de iniciação científica a pós-docs) de uma mesma área científica e com interesses em comum. Para fazer parte de sociedades, normalmente é necessário pagar uma taxa de membro (que varia conforme a sociedade e conforme o estágio da sua carreira acadêmica).


Essa taxa te dá várias vantagens, dentre elas o desconto total ou parcial no pagamento de inscrição em congressos naquela área; você pode receber revistas científicas em casa e concorrer a grants, que são valores em dinheiro que podem facilitar sua ida a instituições de pesquisa fora da sua cidade ou mesmo a congressos - já fiz um post sobre grants aqui na página!


Algumas sociedades dispõem de um portal do membro online, que te permite conversar com outros integrantes, propor parcerias acadêmicas, checar a disponibilidade de empregos na sua área de atuação, etc. Atualmente eu faço parte de uma sociedade belga de zoólogos, que me dá estas vantagens (dentre outras). E vocês, fazem parte de alguma sociedade?