Hoje vamos falar sobre saúde mental na pós-graduação, um papo muito necessário!
Existem vários trabalhos que mostram o crescente número de alunos de pós-graduação atrelados à depressão e a ansiedade, desenvolvidos durante a pós.
Por mais que você tenha finalizado seu Mestrado ou Doutorado sem ter desenvolvido nenhum tipo de doença mental, todos vão concordar que a medida que avançamos de nível na pós, nós estamos expostos a situações cada vez mais estressantes e que exigem muito de nós mentalmente.
Portanto, se não nos cuidarmos, podemos sim prejudicar nossa saúde mental.
No começo do ano, eu decidi reduzir meu ritmo de trabalho para me recuperar da perda da minha mãe.
Decidi que se eu mantivesse o ritmo de trabalho em que me encontrava, poderia me prejudicar. E sem saúde (física, emocional ou mental), não vamos a lugar nenhum!
Cheguei a buscar uma psicóloga, mas não me identifiquei com o trabalho dela. Não descarto fazer terapia de novo no futuro.
Hoje, o apoio de pessoas amadas, a prática de exercícios físicos e meditação diários, além de uma alimentação balanceada (e também ter dado tempo ao tempo, né?), me ajudaram muito a conquistar aquele sonhado equilíbrio nas "três saúdes" e retomar minha rotina de trabalho nesse novo normal que estamos vivendo, com o mesmo amor, dedicação e afinco de sempre.
Recomendo que se estiver precisando de ajuda, não tenha vergonha de buscá-la, de pedi-la. Conversem, se acreditam que um amigo está mais calado, retraído e desanimado. Perguntem se ele está bem, se precisa de ajuda. Sejam compreensivos. Empatia é a palavra de ordem aqui!
E contem sempre comigo, no que eu puder ajudar 💜 Juntos somos mais fortes.
Comments