top of page

Pós-graduação: Como escolher uma boa Universidade?





Seguindo as dicas para se ingressar em uma pós-graduação, depois de escolhido o melhor tipo de pós-graduação para o seu caso, como escolher uma boa instituição? Busque preferencialmente por universidades que tenham nota 4 ou superior em seus cursos de pós-graduação segundo o MEC (existe uma aba específica de cursos no site).


Universidades públicas oferecem bolsas de estudos de pós-graduação nas modalidades Mestrado e Doutorado. Portanto, se deseja concorrer a estas bolsas - e na "pior" das hipóteses não ser aprovado(a) em uma seleção, mas também não precisar pagar para fazer sua pós - , comece a considerar uma Universidade pública para fazer Mestrado/Doutorado.


Além disso, elas costumam ter investimentos altos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, e consequentemente costumam estar entre as universidades mais bem conceituadas do país. Se você deseja fazer Mestrado ou Doutorado no exterior, a Universidade pública também é a melhor opção - todas elas possuem convênios com universidades em todo o mundo, e seleções voltadas para experiências científicas no exterior.


Quanto mais bem avaliada for a instituição, mais investimentos ela receberá do governo federal, mais visibilidade nacional e internacional ela terá, e mais peso terá o seu diploma/certificado. Além disso, cursos de pós-graduação com nota 3 ou inferior correm sérios riscos de serem fechados ou penalizados a receberem menos bolsas de estudos e outros investimentos do Governo. Fique atento(a)!



bottom of page