top of page

Processo seletivo: Mestrado




Está pensando em fazer Mestrado e gostaria de saber como funciona o processo seletivo? Normalmente, são exigidos na seleção:


1️⃣ Currículo registrado na plataforma Lattes (veja o meu post sobre Currículo Lattes nesta sessão);


2️⃣ Comprovação de proficiência em língua estrangeira, quase sempre o inglês. Se a sua universidade de interesse tem um departamento de Letras, cheque no seu site se há provas de proficiência voltadas à seleção para a pós-graduação. Estas costumam ser provas que testam apenas a habilidade de compreensão textual do candidato (também tenho um post nesta sessão sobre este assunto).


3️⃣ Realização de prova aberta na área se interesse. Instituições renomadas em mestrado no país costumam ter provas de alto nível de dificuldade, portanto busque no site delas a aba de pós-graduação, procure por editais de seleção anteriores, refaça provas dessas seleções e estude muito. O peso da seleção costuma ser alto na nota da prova.


4️⃣ Um pré-projeto de dissertação pode ser uma exigência, onde o candidato deverá mostrar a linha de pesquisa e metodologia com que planeja trabalhar. É essencial ter um orientador (a) para te guiar em relação a como a instituição em questão costuma cobrar a escrita deste pré-projeto e para te guiar em relação a qual seria uma linha de pesquisa interessante de se trabalhar.


O Mestrado em universidades públicas é de graça, e você pode concorrer a uma bolsa a partir de R$1500 na categoria dedicação exclusiva.


Obs: Algumas universidades podem incluir entrevistas na seleção.

bottom of page