Processo seletivo: Doutorado





Seguindo a linha de etapas de cada processo seletivo para ingressar em uma pós-graduação stricto-sensu, no que diz respeito ao Doutorado, as etapas de seleção normalmente são:


1️⃣ Apresentar currículo registrado na plataforma Lattes (leiam o post nesta sessão em que expliquei como e onde fazer este currículo, e a sua importância na área acadêmica). Esta etapa costuma ter mais peso na seleção de doutorado, portanto ao tentar ingressar nele, tenha certeza de que apresenta um currículo competitivo na sua área, com boas publicações em revistas científicas (pelo menos uma será necessária), painéis apresentados em congresso, minicursos/aulas dadas, etc.


2️⃣ Comprovação de proficiência em língua estrangeira, quase sempre o inglês. Se a sua universidade de interesse tem um departamento de Letras, cheque no seu site se há provas de proficiência voltadas à seleção para a pós-graduação. Costumam ser provas que testam apenas a habilidade de compreensão textual do candidato (veja também o meu post sobre a prova de proficiência em Inglês para seleções de pós-graduação, nesta sessão).


3️⃣ Um pré-projeto de tese também pode ser exigido. No caso do doutorado em Biologia, é usual que o candidato precise defender seu pré-projeto em frente a uma banca julgadora.


Obs: Consulte a pontuação mínima para aprovação de cada etapa em editais anteriores, para se preparar para o próximo. O doutorado é de graça nas universidades públicas, e o candidato pode concorrer a uma bolsa de R$2200 em dedicação exclusiva.