Recentemente eu descobri uma maneira muito eficaz de me fazer ter mais ânimo e vontade de cumprir as tarefas do dia a dia. Funcionou muito para mim, e queria compartilhar com vocês esta ferramenta super útil!


Há algum tempo, falei aqui sobre as vantagens de se usar a Google Agenda. Ela é sim a primeira, a mais fácil de se acessar por estarmos sempre com o celular nas mãos, mas o planner físico tem algo que ela não tem na minha opinião: um tom de seriedade maior, de obrigatoriedade maior. Justamente porque hoje em dia é raro pararmos para anotar coisas. Portanto, se o fazemos, deve ser algo que valha o tempo de pararmos e nos dedicarmos a registrar, certo? Bom, para mim funciona assim.


Desde que ganhei um planner (que é uma espécie de agenda mais detalhada, que oferece mais funções) no final do ano passado, tenho me surpreendido com a minha vontade de consultá-lo quase que diariamente.


Para os apaixonados por papelaria como eu, recomendo usarem cores bem coloridas de canetas. No calendário, uso caneta vermelha para tarefas urgentes, amarela para tarefas que exigem atenção mas que não têm tanta urgência assim, roxo para lembretes de alimentação saudável e exercícios físicos, azul para compromissos do doutorado, verde para consultas e exames médicos, e assim por diante.


O meu planner veio com adesivos nestas categorias também. Então fica bem colorido! Eu tenho utilizado o meu planner até para fazer anotações sobre um livro que tenho lido, e estou amando isso. Chegou em um ponto que ele contém informações tão importantes que eu levo ele comigo pra onde for!


Além disso, você pode colocar nele expectativas de coisas que você espera ter feito até o fim do mês, pois há vários planners com espaços para se listar "o que fazer" e "o que não fazer" antes mesmo da parte em que vem o calendário do mês. Isto é muito legal para que você abra o planner no fim do mês e avalie o que conseguiu fazer, o que precisa melhorar e o que ultrapassou suas expectativas.


Gostaram da dica?