ALERTA GATILHO
.
.
.
Nesse post, vou relatar situações que já aconteceram comigo ou com colegas e seguidores, que quase que diariamente relatam situações pelas quais passaram em relação a um orientador abusivo.
Pois bem, não é normal quando o seu orientador:
▪️Nunca responde os seus e-mails;
▪️Quando responde, não te ajuda de forma útil, é curto e impaciente nas respostas;
▪️Não corrige/não dá sugestões de melhora nas suas produções científicas;
▪️Ridiculariza suas dúvidas - quando estão a sós ou na frente de outras pessoas;
▪️Ridiculariza seu jeito de falar, andar, se vestir, ou qualquer outra expressão física ou comportamental que não interfira na qualidade do seu trabalho;
▪️Te exclui com frequência de eventos científicos ou reuniões dos quais todos os seus colegas de laboratório participem;
▪️Te assedia sexualmente, mesmo que de "forma velada";
▪️Te agride com palavras, gestos ou atos físicos;
▪️Dificulta com frequência a sua matrícula em disciplinas ou a entrega de documentos que você solicita;
▪️Interfere na sua vida pessoal, criticando-a e/ou te proibindo ou limitando de fazer coisas que você queira no seu tempo livre;
▪️Te obriga a ficar horas extras no laboratório para além do seu dever como bolsista.
O meu objetivo é mostrar que situações como as que apontei (e outras) NÃO SÃO normais.
Muitas vezes não tomamos uma atitude - de denunciar administrativa e criminalmente - o pesquisador em questão por pensarmos que tais atitudes "são normais no meio acadêmico".
Pois bem, estou aqui te dizendo com meus quase 10 anos de laboratório e pesquisa que nada disso é normal. Vamos parar de rir dessas situações e normalizá-las. Esse tipo de comportamento compromete ainda mais a nossa saúde mental, já tão sujeita a tantas intempéries e dificuldades inerentes do meio acadêmico!
Busque apoio de colegas ou professores do departamento em quem você confia para denunciar a tal pessoa. Busque ajuda profissional - psicológica e representação por advogado, se necessário. Mas não deixe isso passar!
Eu já falei disso antes, mas vocês têm me pedido para falar mais detalhadamente sobre, por isso trouxe esse post. Me contem se foi útil!
Comments