top of page

Exames de Proficiência em Inglês para Pós-Graduação



Ainda na série "Quero ingressar na Pós-Graduação, e agora?", hoje vou falar sobre um assunto que me perguntam com frequência: Como funcionam os exames de proficiência em língua inglesa para seleções de Pós-Graduação?


Atenção: A melhor prova de proficiência é aquela que melhor vai atender ao objetivo que você visa alcançar. Vou detalhar neste post três tipos de exames de proficiência - que conheço bem e já prestei - mas existem muitos mais, OK? Consulte editais anteriores de seleção da Pós-Graduação que te interessa e se atente a quais certificados a instituição aceita como comprovação de proficiência.


1️⃣ O TOEFL ITP é uma boa opção para quem faz pós-graduação em universidades públicas, pois mediante inscrição, elas oferecem esse exame de graça aos seus alunos. Ele é aceito em editais da Capes para fazer pós-graduação/pesquisa no exterior, e sua pontuação vai de 310 a 677 (sendo 677 = 100% do valor). A prova possui tempo específico para cada uma das suas três etapas - 140 questões distribuídas entre listenning, grammar e reading -, deve ser feita a lápis e o resultado demora cerca de 1 mês para ser divulgado. A nota mínima exigida para ser aprovado depende muito do edital que você visa ser aprovado, mas existe um quadro disponível no site do ISF do MEC onde você categoriza sua habilidade na língua inglesa de acordo com a sua nota. Ele é válido como comprovante de proficiência por 2 anos;


2️⃣ Exames de Cambridge: certificados em nível FCE, CAE e CPE (testes de proficiência para adultos) que costumam ser aceitos por diversas universidades ao redor do mundo como comprovante de proficiência na língua inglesa. Os exames testam as mesmas habilidades do TOEFL ITP, além de uma etapa de speaking. Você precisa de nota C para obter o certificado de proficiência, e o CPE costuma ser mais visado para professores de inglês (é o exame de nível mais avançado). As provas são pagas, e o certificado é vitalício. Para saber mais, acesse o site do exame. Vários cursinhos de inglês o aplicam, e eles são conhecidos por serem de dificuldade alta;


3️⃣ Proficiência de departamento de Letras da Universidade em que você fará a sua pós: Em várias universidades públicas existem exames de proficiência visados para a entrada em uma pós. Estes exames costumam ter preços acessíveis e dificuldade razoável, alguns até permitem consulta de dicionário. Consulte a sua universidade!


bottom of page