top of page

Como se destacar: Organizando eventos científicos



Neste post, falarei sobre coordenar eventos científicos como uma maneira de diversificar o seu currículo científico-acadêmico. Além de: 1️⃣ Apresentar banner/painel ; 2️⃣ Ministrar uma palestra/mini curso; 3️⃣ Você pode obter um terceiro certificado de um evento científico: participar da comissão organizadora!


O que eu mais gosto nesse tipo de experiência é que dependendo da tarefa que você desempenha, você sai um pouco da "caixinha" e aprende muito. Algumas das habilidades desenvolvidas ao organizar um evento científico envolvem: gerir gastos/custos, organizar coffee breaks, buscar patrocinadores, organizar calendários, convidar palestrantes, gerar documentos burocráticos (certificados/atas), criar materiais de divulgação (websites, redes sociais, panfletos), criar materiais de apoio para alunos (apostilas por exemplo), etc. Isso tudo vai depender da comissão da qual você fará parte.


Na foto acima, eu fui parte da comissão financeira do I Curso de Verão em Sistemática Zoológica da UFMG, em janeiro/fevereiro de 2018, um curso destinado a estudantes de Ciências Biológicas de todo o Brasil. Recentemente tive a oportunidade de coordenar o curso na sua segunda edição, ao lado de uma colega da pós-graduação em Zoologia da UFMG.


Fique atento a eventos como este (além de simpósios/congressos) organizados pela sua pós e participe! Você vai se surpreender com o quanto pode aprender organizando um evento, além de diversificar seu currículo com novas experiências dentro da sua área de atuação.

Commenti


bottom of page