Como se destacar em qualquer etapa da sua carreira científica!



Na série "Como se destacar" aqui do Blog, sempre trago reflexos de experiências próprias que me ajudaram a diversificar o meu currículo e me destacar de alguma forma. Hoje, eu gostaria de dar dicas mais gerais para você se destacar na sua carreira, que se aplicam a qualquer etapa científico-acadêmica que você esteja vivendo.


Algumas dicas valiosas são: Seja pró-ativo, sempre se ofereça para realizar tarefas extras pelo chefe/orientador, mesmo em horários ou dias extras de trabalho (com o devido reconhecimento, é claro) - se você for um aluno de graduação, a mesma dica vale! Sempre peça exercícios extras aos professores e busque monitorias após a aula para se aperfeiçoar no aprendizado dos conteúdos da graduação.


Se esforce para fazer um bom trabalho, não necessariamente vários pequenos trabalhos mal feitos; cumpra horários de compromissos importantes, sendo pontual; busque habilidades extras que seriam importantes nesse novo meio (cursos de línguas, divulgação científica, cursos de oratória e outras especializações - aproveite, hoje em dia existem muitos cursos online grátis em diversas áreas); sempre pense além, saia da caixinha e vá onde nenhum outro funcionário/estudante foi! Isso serve para qualquer tipo de trabalho ou pós-graduação!