top of page

Como redigir: Pré-Projeto




Você sabe o que é e como redigir um Pré-projeto de Dissertação/Tese? Esses documentos são pedidos com frequência nas seleções de Mestrado e de Doutorado, e devem resumir em poucas páginas os seus planos para eles. O que a banca de seleção procura normalmente são alunos com um plano de trabalho sólido, inovador e executável em 2/4 anos (tempo de duração do mestrado e do doutorado, respectivamente). Portanto, é bom saber como funciona o corpo geral de um Pré-projeto! Vamos lá:


1️⃣ TÍTULO

Claro, direto, objetivo: cita seu grupo de estudo e alguma indicação da metodologia que você pretende utilizar. Não necessariamente se manterá o mesmo até o fim do seu Mestrado/Doutorado.


2️⃣ INTRODUÇÃO

Explica o que já se sabe na literatura (artigos) disponível em torno do seu foco de trabalho, qual é a lacuna que você pretende preencher (a hipótese que você vai testar) e porque seu trabalho é uma inovação na área. Essa é a hora de mostrar para a banca que você domina o assunto com que vai trabalhar, e já pesquisou previamente sobre.


3️⃣ MATERIAIS E MÉTODOS

Aqui você discorre sobre como pretende testar a hipótese/problema; qual a metodologia a ser utilizada para chegar aos resultados.


4️⃣ CRONOGRAMA

Nessa etapa, você mostra em quanto tempo pretende coletar/analisar dados, em quanto tempo fará as disciplinas do Mestrado/Doutorado, onlevantamento de bilbiografia, a escrita de dissertação, etc. Para se planejar quanto às disciplinas, é bom consultar colegas da pós-graduação de interesse e se organizar‼


5️⃣ REFERÊNCIAS

A que fontes se referiu? Artigos, livros, dissertações, teses, websites, etc.

bottom of page