Como redigir: Pedido de grant





Você sabe como escrever um bom pedido de grant (subsídio) para museus/instituições de pesquisa, e desta forma conseguir auxílios instalação, pagamento de passagens aéreas e outros benefícios? Então vem comigo para aprender!


Os grants são auxílios em dinheiro ou na forma de reserva de hospedagem oferecidos por alguns museus/instituições de pesquisa estrangeiras. Para biólogos, esse tipo de auxílio ajuda muito pois frequentemente visitamos museus de Ciências/História Natural para coletar dados de pesquisa. Para saber se a instituição de interesse oferece esse tipo de auxílio e para onde enviar o pedido, basta buscar no website da instituição.


O valor oferecido de auxílio varia conforme a instituição, e para consegui-lo, algumas etapas precisam ser cumpridas: 1️⃣ Enviar o currículo do proponente; 2️⃣ Já possuir um ou mais contatos dentro da instituição, que concordem com a sua visita e te recebam no período que você for; 3️⃣ enviar um projeto de trabalho para a instituição. Veja as minhas dicas de como redigir este projeto abaixo:


1️⃣ No cabeçalho, é ideal detalhar seu nome, título acadêmico, instituição e orientador. 2️⃣ Em seguida, escreva um background contextualizando seu grupo de pesquisa (no caso dos biólogos, um grupo de animais por exemplo) e hipótese a ser testada. 3️⃣ A seguir, explique a importância do museu a ser visitado para a sua pesquisa. Aqui, é interessante já dizer quais coleções você precisa visitar, que materiais pretende ver, etc. Isso mostra que você já se preparou e já sabe o que fazer lá! 4️⃣ Em seguida, detalhe seus objetivos específicos na instituição; 5️⃣ A metodologia a ser utilizada para a aquisição de dados 6️⃣ e como você utilizaria o dinheiro oferecido pelo museu, se for o caso.


No geral, o processo é este e não muda muito de instituição para instituição (pelo menos não na Biologia). Fique atento aos prazos de inscrição para pedidos de grants. Boa sorte!