Como redigir: Dissertação/Tese



Hoje trago dicas inovadoras de como escrever a sua dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado (e quem sabe até seu TCC) de forma inovadora, forma esta que tem sido tendência em muitos programas de pós-graduação no Brasil a fora (inclusive no meu). Vem comigo?


Basicamente, você: 1️⃣ insere o título com os dados de sua pós-graduação, data e local na capa; 2️⃣ pode inserir se quiser uma página de agradecimentos; 3️⃣ índice; resumo/abstract; 4️⃣ uma introdução contextualizando seu grupo foco de trabalho, seguida das suas referências bibliográficas; 5️⃣ e aqui entra a novidade: ao invés de seguir para a metodologia, você condensa todo o seu trabalho do mestrado/doutorado daqui em diante em um ou mais artigos (que seriam capítulos nessa dissertação/tese) e insere eles logo depois da introdução do seu documento a ser defendido diante da banca. Pronto!


Além de não perder tempo redigindo uma dissertação/tese + os artigos no formato exigido pelas revistas científicas separadamente, você entrega um só trabalho em um formato que tem agradado muito as bancas de seleção. Isto porque é muito interessante para os programas de pós-graduação que seus alunos publiquem, e dessa forma a banca pode visualizar melhor quantos artigos o seu trabalho de mestrado/doutorado rendeu.