Como lidar com críticas na carreira acadêmica, da qual é praticamente intrínseca essa característica de termos nosso trabalho sempre criticado?
1️⃣ Vamos combinar que ninguém gosta de ser criticado. Nunca vi ninguém dizer que amou receber absolutamente todas as críticas que recebeu ao longo de 2 anos de um Mestrado, por exemplo. Então a primeira coisa a se fazer é aceitar que sim, você receberá críticas, e como para outras pessoas, pode ser um processo desagradável - uns serão mais, outros serão menos. Mudar/crescer É frequentemente desagradável. Mas já que as críticas são inevitáveis, tente olhar para elas como algo necessário e parte do processo de crescimento de qualquer ser humano;
2️⃣ Agregue as críticas de pessoas que você sabe que: 1) são experientes na sua área; 2) não tratam mal com frequência outras pessoas, vomitando críticas destrutivas por aí; 3) te conheçam bem;
3️⃣ Faça uma lista em um planner, bloco de notas ou similar daquelas críticas que forem mais recorrentes. Se uma delas for um tópico do seu projeto de pesquisa a ser melhorado por exemplo, coloque uma certa urgência sobre ele e trabalhe nisso. Quanto antes você se esforçar para melhorar isso, menos críticas receberá por esse mesmo motivo no futuro, e terá mais espaço para crescer e aprender sobre outras coisas. Se tiver dificuldades no processo de melhoria, peça dicas a essas pessoas que o criticaram. Não tenha vergonha de perguntar! Muito se engana quem acha que porque já tem um ou mais títulos não tem mais o que aprender.
4️⃣ Não consigo ressaltar o suficiente a importância desse tópico: Não aceite críticas destrutivas. Denuncie ao responsável pelo seu departamento, e se necessário também às autoridades policiais cabíveis. No meio acadêmico, temos o infeliz "costume" de aceitar críticas destrutivas, confundindo com algo que como ja ouvi algumas vezes "é normal no meio". E como identificá-las? Elas são aquelas críticas que vêm recheadas com falta de respeito (em qualquer nível ou formato), disfarçadas de "estou falando para o seu bem", ou coisa do tipo. Ok?
Gostaram das dicas? Dariam mais alguma? Me contem aqui em baixo!
Kommentare