top of page

Como ingressar em uma Pós-Graduação?



Está interessado(a) em ingressar em uma pós-graduação? Sabe quais são os pré-requisitos para ser aprovado em uma seleção? Como fazer uma pós de graça? Siga as minhas dicas!


1️⃣ Especializações presenciais, por serem na maioria dos casos pagas, normalmente exigem menos pré-requisitos de seus candidatos. Um currículo pode ser pedido juntamente com comprovação de proficiência em língua inglesa (ou outras línguas), mas isso varia de instituição para instituição. Existem especializações virtuais.


2️⃣ Para Mestrado, é obrigatório o registro de um currículo na plataforma Lattes (é de graça). A comprovação de proficiência em inglês também é um pré-requisito, além de realização de prova aberta na área se interesse. Instituições renomadas em Mestrado no país costumam ter provas de alto nível de dificuldade, portanto busque no site delas a aba de pós-graduação, procure por editais de seleção anteriores, refaça provas dessas seleções, estude muito! O peso costuma ser alto na nota da prova. Um pré-projeto de dissertação pode ser uma exigência, onde o candidato deverá mostrar a linha de pesquisa e metodologia com que planeja trabalhar. O Mestrado em universidades públicas é de graça, e você pode concorrer a uma bolsa a partir de R$1500 na categoria dedicação exclusiva.


3️⃣ Assim como na seleção de Mestrado, na de Doutorado o currículo Lattes e a comprovação de proficiência em língua inglesa também são obrigatórios. Um pré-projeto de tese também pode ser exigido. No caso do doutorado em Biologia, é usual que o candidato precise defender seu pré-projeto em frente a uma banca julgadora. O Doutorado é de graça nas universidades públicas, e o candidato pode concorrer a uma bolsa de R$2200 em dedicação exclusiva.


Algumas universidades podem incluir entrevistas nestas seleções.

bottom of page