Ciências Biológicas: Licenciatura ou Bacharelado?


Você está prestes a prestar Vestibular para Ciências Biológicas e está em dúvida se escolhe a modalidade Licenciatura ou Bacharelado? Ou já está no curso e pensa em mudar de modalidade?


Na maior parte das vezes, essa é uma decisão que deve ser tomada antes da entrada do curso, no momento de inscrição do Vestibular, quando houver a opção de escolha. Mas existe a possibilidade de alterar essa modalidade durante o curso, ou mesmo "puxar" matérias da outra área para tentar conseguir os dois títulos. Existem várias universidades, como a PUC Minas, onde o profissional se formará com os dois títulos Mas qual é a diferença entre eles?


Na Biologia, o bacharel normalmente faz um curso de menor duração (4/4 anos e meio). A modalidade de licenciatura pode ter de 6 meses a um ano e meio a mais de duração, dependendo da instituição. As disciplinas biológicas básicas são as mesmas para Licenciatura e Bacharelado. Contudo, neste último há disciplinas mais aplicadas à pesquisa, e um TCC com orientação deve ser apresentado diante de uma banca examinadora ao final do curso. Este profissional se forma podendo atuar em pesquisa ou em empresas privadas na sua área, como empresas de biotecnologia, agricultura, diagnóstico humano, área ambiental, dentre outras. Para atuar em sala de aula no ensino básico (ensinos Fundamental e Médio), o bacharel precisa obter o título de licenciado com dois ou três semestres a mais de faculdade. No caso de desejar atuar como professor universitário, basta o profissional realizar um Mestrado e/ou Doutorado (assim como o licenciado).


Já o licenciado se forma podendo atuar em todas essas áreas, além de poder lecionar no ensino básico, sendo Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Biologia do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Diferente do enfoque em disciplinas voltadas para a pesquisa do Bacharelado, na Licenciatura são exigidos alguns estágios em escolas, para que o profissional se forme com experiência em lecionar na sua área. Também há muitas disciplinas aplicadas à área da educação, e um portfólio contendo toda a experiência dos estágios em escolas é exigido, além de uma apresentação final deste portfólio para o professor da disciplina ou mesmo para uma banca. É raro empresas privadas ou concursos públicos não aceitarem licenciados em seus processos seletivos (isto era mais comum até alguns anos atrás), portanto a princípio é mais vantajoso se formar na licenciatura na Biologia, pois há uma possibilidade extra de atuação no mercado de trabalho que não existe para o bacharel, lecionar no ensino básico.